domingo, 29 de junho de 2014

Medidas extremas de Deus contra as abominações de sua criação.

Medidas extremas de Deus contra as abominações de sua criação.

¶ E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
¶ Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
¶ Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
¶ Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
¶ Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

Gênesis 6:1-8

Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;
E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;
¶ E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis
(Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas);
Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;

2 Pedro 2:4-9

Os anjos caídos (filhos de Deus) mencionados em Genesis como aqueles que casaram comas mulheres humanas e geraram os gigantes (nefilins, abominações à criação de Deus) são os mesmos mencionados em 2 Pedro, como aqueles lançados ao inferno em correntes (o texto original diz Tartarus).

É sabido que entre os pecados de Sodoma estava a homossexualidade, mas há um trecho que faz o leitor imaginar se entre os muitos pecados da cidade, essa abominação carnal entre os homens e os anjos caídos não estaria presente:

Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.
Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor.
¶ E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?
Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
Então disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.

Gênesis 18:20-26

Neste trecho a maldade de Sodoma e Gomorra fica clara, pois o Senhor observa que seu pecado havia se agravado muito, e não se havia igual sobre a terra.
Porém ainda neste texto, não há pistas de que a abominação da cidade se estenda aos mesmos extremos da praticada nos dias de Noé, quando se corromperam até mesmo os homens e animais, e toda a carne se tornou diferente do que Deus havia criado.
A pista de que a maldade era semelhante vem no seguinte trecho:

¶ E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;
E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite.
E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram.
¶ E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros.
E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.
Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si,
E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;
Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.
Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta.

Gênesis 19:1-9

Ora, neste trecho os habitantes de Sodoma mandam a Ló que entregue os anjos para que estes o "conheçam", este termo é usado no sentido de incursão sexual, como fica claro no trecho seguinte, quando Ló oferece suas duas filhas virgens como sacríficio no lugar dos anjos e os homens, enfurecidos, afirmam que por esta insolência farão mais mal a Ló do que fariam aos anjos.

A extensão do pecado de Sodoma é extrema. Sua homossexualidade é grave, mas como afirmou Paulo em sua carta aos Coríntios, é um pecado individual, não pior do que matar ou roubar:

¶ Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

1 Coríntios 6:9-11

Assim, por que foi destruída Sodoma?

Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo.
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

1 Coríntios 6:15-19

O pecado de Sodoma era ainda mais extenso, fora do corpo, conforme explicado por Judas (não aquele que traiu) em JUDAS 1:

E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;
Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

Judas 1:6-7

Judas começa o ensinamento relembrando os anjos que deixaram os céus e não guardaram seu principado. Estes são aqueles que se juntaram às mulheres humanas e geraram os gigantes em Genesis 6, condenados à prisão eterna até o juízo.

Veja que quando se menciona Sodoma e Gomorra, diz-se que "se entregaram à fornicação COMO AQUELES (anjos)".

Ou seja, sua fornicação era mais grave do que o pecado comum, mas afrontava a criação de Deus, corrompendo-a.

Assim, é possível que a mesma corrupção (ajuntamento, não só com o mesmo gênero, mas também com demônios e mistura de espécies de  animais criando-se monstros) fosse também praticada em Sodoma, pois a punição infligida foi fogo do céu e total aniquilação. E como todos sabemos, Deus é justo e paciente, e demora a se enfurecer, assim devemos entender a extensão e a maldade dos pecados das cidades da região de Sodoma.

Este mesmo mal se multiplica por toda a terra nos dias de hoje: o homem mistura animais que Deus criou para criar monstros em laboratórios e a maldade e os pecado tem aumentado muito.
Porque o pecado que o homem faz contra si condena a si mesmo, e se depois crer em Jesus Cristo, este Senhor irá salvá-lo, mas o pecado que o homem comete contra a criação de de Deus e abominação que corrompe não só o homem que o cometeu, mas toda a terra.
É preciso amar a Deus e respeitar a sua Lei, antes que seu coração se entristeça diante da nossa maldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário